segunda-feira, 17 de julho de 2017

10 Possíveis Causas de Ciúmes

O ciúmes é uma causa recorrente do fim de namoros, noivados e casamentos, sendo que dificilmente alguém nunca entrou em um relacionamento que não existiu este sentimento, pelo menos, de algum dos lados. Embora seja um sentimento que pode demonstrar o amor pela outra parte, o ciúme em excesso pode ser o caminho mais curto para o fim de qualquer tipo de relacionamento, ou queixa frequente de um dos parceiros envolvidos, que pode envolver tratamentos caros.

As causas para os ciúmes são várias dentre as quais iremos citar as onze possíveis causas que podem influenciar a sua vivencia com o seu conjugue.

Esta abaixo uma resumida matéria de possíveis causas relacionadas ao ciúmes.

Se você esta com algum problema com relação ao ciúmes, seja ele qual for poderá mandar um E-Mail que responderei individualmente a sua duvida.

O seu nome verdadeiro e E-Mail será preservado em sua totalidade.

10 – O Olhar

O olhar é uma causa bastante comum entre os namorados e casais que buscam uma vivencia duradoura, mas pode trazer consequências serias e permanentes em uma relação, principalmente quando um deseja dominar o outro, parece causar muitas brigas entre os casais ou para quem esta namorando.

O olhar pode e muito influenciar decisões certas ou erradas da pessoa, porque somos propensos a examinar de uma maneira errada o que o outro tem de melhor ou pior, deixando claro expectativas negativas.

Neste caso o amor deve ser coerente um com o outro, pois quem dá recebe, e quem recebe dá, ou seja, procure não ser infiel.

9 – A Insegurança

Se uma das partes sofre de baixa-estima é muito provável que o casal vá enfrentar graves crises de ciúmes mesmo que as situações problemáticas sejam rotineiras, como, por exemplo, ver a outra parte falando com uma pessoa do sexo oposto.

Além disso, a insegurança é tão grande que mesmo a outra pessoa acaba sentindo-se menos segura com relação ao relacionamento e ao parceiro e, também, acaba tendo um ciúmes doentio.

Desta forma, dificilmente a relação terá algum futuro, sendo que questões de duvidas e ressentimentos podem acontecer.

Questões como: O outro é capaz de sentir melhor com ele do que eu. Sou menosprezado ou inferiorizado por ela. Ela pensa que estou tendo um relacionamento extra conjugal. Não consigo parar de pensar nele o tempo todo.

8 – O Estagio da Relação

Muitos autores e psicólogos dizem que o ciúmes é simplesmente um estágio de qualquer relação, ou seja, é aquela fase inicial onde o casal ainda não se conhece o suficiente e o fascínio entre ambos ainda é maior.

Porém, isso não significa que após o casal se conhecer que o ciúmes irá terminar até porque pode continuar por toda a vida, devido a falta de comprometimento em ajudar ao outro.

O que é preciso fazer é trabalhar melhor o seu sintoma de ciúmes, deixando claro que eu sou mais ciumento que você, onde a parceira conheça bem o seu parceiro, podendo fazer mudanças concretas no seu jeito de ser.

7 – A Desconfiança

A desconfiança é uma das principais causas do ciúmes, principalmente, se uma das partes já foi enganada por uma traição por exemplo ou passou por mentiras em um relacionamento anterior que deixa claro as evidencias que devem ser trabalhadas para um melhor resultado.

Desta forma, os seus pensamentos sempre são voltados a que isso possa novamente acontecer novamente e acaba virando em uma desconfiança do(a) novo(a) companheiro(a), o que com certeza irá se transformar em um ciúme.

6 – O Medo

O medo é outra causa constante do ciúmes em um namoro e está relacionado ao fato de que a pessoa imagina, a todo o momento, que seu parceiro poderá trocá-la por outra pessoa e, assim, abandonar a relação.

Esta causa é mais comum quando o parceiro possui muitos amigos do sexo oposto e se relaciona com os mesmos muito amigavelmente, o que desperta a desconfiança de que ali naquela amizade possa existir alguma coisa a mais que ainda não foi contada.

5 – A Projeção de si mesmo

Embora todo mundo negue, uma das causas de ciúmes em um relacionamento é a projeção de si mesmo na outra pessoa. Isso significa dizer, por exemplo, que um homem “galinha” após ter conquistado todas as mulheres que quis durante a sua adolescência, ao chegar na fase adulta e entrar em um relacionamento sério pode ter diversas crises de ciúmes doentios, pelo simples fato, de imaginar que todas as mulheres são fáceis e que sua atual namorada ou esposa poderá ficar com qualquer outro homem facilmente.

Em demasia isso pode acontecer tanto para os jovens como para os velhos, que vê nas jovens a sua solução, para isso ela deve te conhecer como você é, com envolvimento de ambos começando com uma amizade sincera, fora isso, não continue nesse relacionamento, a menos que você sente uma verdadeira paixão por ele e conheça de fato suas reais intenções.

4 – O Relacionamento sexual revelado

Muitas vezes o ciúmes acontece quando um dos cônjuges conta ao outro todas as aventuras sexuais que viveu antes deste relacionamento – o pior é que isso pode incluir além do lugar e hora, como ocorreu.

Geralmente, a outra pessoa acaba ficando com muito ciúmes associado a uma raiva tremenda na hora, pelo fato de imaginar que isso possa voltar de novo a qualquer momento.

É como se fosse um desejo não realizado por parte de quem se sente rejeitado, ou seja, contar de relações realizadas pode ser uma desculpa esfarrapada que ele (a) esta me contando e esta achando que eu vou engolir essa.

Pode ser causa para muita discussão ou até de separação.

3 – A Mentira

Uma pequena mentira sobre o que iria fazer, por exemplo, ao sair da casa de sua namorada pode desencadear uma grave crise de ciúmes.

Acontece que algumas vezes pode-se dizer que está indo para casa dele (a), na verdade, está indo a casa de um amigo ou, até mesmo, a outro lugar que não seja o que foi mencionado.

Tudo pode sair como o imaginado, porém já diz o ditado: “a mentira tem a perna curta” e, assim sua namorada poderá ficar sabendo e o resultado é um grande ciúme, que pode demorar a passar, devido a confiar demasiadamente nele, pois ela poderá pensar muitas coisas irreais com relação a você.

Se quiser um relacionamento sério e duradouro pense mil vezes antes de contar uma mentira, pois depois você pode contar uma verdade e o outro não acreditar ou não aceitar mais.

2 - Ser gentil para pessoas do sexo oposto

Uma causa de ciúmes, principalmente, das mulheres perante os homens é quando estes são gentis com outras mulheres.

Um exemplo é ao abrir a porta e esperar outra mulher passar ou, até mesmo, ter uma conversa agradável com uma amiga, conhecida ou parente.

Isso leva a namorada, noiva ou esposa a criar uma desconfiança de que aquilo vai muito além do que realmente é e, com isso, mais uma cena de ciúmes poderá ser formada, pois ela pode pensar que ele esta dando mais bola para ela do que para mim.

1- A Possessividade

Uma das principais, se não a principal, é a possessividade, ou seja, quando um lado do casal acha que a outra é de sua posse e, com isso, a prende e chega a sufoca-la junto de si.

Acontece que qualquer saída da “linha” do companheiro aos seus olhos e provoca uma grave onda de ciúmes sem esse exista, na verdade, algum motivo para que este fato aconteça, tudo fica guardado no subconsciente e pode permanecer lá por dias, se não for tratado a tempo pode ocasionar uma depressão ou obsessão.

É chamado comumente de ciúmes obsessivo ou exagerado, sendo que ele (a) é o dono do outro passando muitas vezes de um limite suportável para insuportável, onde o relacionamento tende a ser prejudicial.

Por: Adilson Luiz Lemes

E-Mail: adilsonl.lemes@gmail.com

Facebook: www.facebook.com/adilsonluizlemes

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O importante é competir

Todos sabemos que podemos melhorar as nossas metas e objetivos, mas o mais importante é saber que temos nossas limitações. Quando o assunto ...